Com o objetivo de levar arte, bem-estar social, sustentabilidade e incentivar a valorização do patrimônio histórico e cultural de Antônio Dias, o Festival artBEM vai ocupar a Praça Ana Angélica e o Casarão – Centro Cultural Manoel de Barros, no Centro da cidade, nos 15 e 16/7 (sábado e domingo), a partir das 8h. Toda comunidade está convidada a participar das atividades culturais gratuitas, que reúnem uma exposição fotográfica, teatro, música, cortejo da marujada, roda de conversa, feira de gastronomia, oficinas e cursos.
O Festival artBEM é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da BEMISA e Instituto Cultural Vale, realização da Aventura e Ministério da Cultura – GOVERNO FEDERAL União e Reconstrução.
Anaís Della Croce, coordenadora do artBEM, frisa que o festival vem com a missão de conscientizar a comunidade sobre a importância da sustentabilidade e dos patrimônios histórico-culturais de Antônio Dias. “Estamos levando atividades culturais em uma programação muito rica, com atrações da própria cidade, do Vale do Aço e de Belo Horizonte, reconhecidas nacionalmente, para ampliar o acesso da comunidade à cultura e incentivar a preservação dos bens culturais”, pontua.
No sábado (15/7), às 8h, a programação do festival artBEM será aberta com Oficinas para crianças, com massinha, pintura no gesso e máquina de artes. No mesmo horário, serão as Oficinas para jovens, com os temas Trança com Palha do Indaiá, Educação patrimonial, Improvisação musical, Circo e Capoeira. Às 9h, a abertura oficial do Festival artBEM será com o Café com biscoito na praça Ana Angélica, quando também será o lançamento da Exposição de fotografias “A gente é que sabe”, que retrata moradores de Antônio Dias.
Em seguida, será o cortejo com a Marujada, às 10h, o almoço coletivo gratuito, às 11h, e a Feira de Gastronomia e Artesanato, às 12h, com a venda de doces e quitutes regionais. À tarde, estão entre as atrações a apresentação da Corporação Musical de Antônio Dias e novas rodadas de oficinas para crianças e jovens. Às 16h, será o espetáculo Patubatê, do Grupo Trampulim; às 17h30, inicia a mostra de cinema, com exibição dos filmes produzidos em Antônio Dias por jovens da cidade, no Curso de Cinema “Ação!” e do longa-metragem “O auto da Compadecida”. Às 20h, o cantor e multi-instrumentista Sérgio Pererê encerra a programação do primeiro dia de festival.
O espetáculo “Pratubatê” e o filme “O Auto da Compadecida” vão contar com os recursos de acessibilidade intérprete de Libras para pessoas surdas e Audiodescrição para pessoas cegas e baixa visão.
Foto: Pablo Bernardo
O segundo dia de festival, no domingo (16/7), começa às 9h, com programação para famílias. A Exposição de fotografias “A gente é que sabe” continua aberta a visitação na praça Ana Angélica. Às 10h, será a Roda de Conversa sobre “A Importância da Palmeira Indaiá”, e a Oficina para crianças sobre Pintura e Patrimônio. A Feira de Gastronomia e Artesanato abre às 12h, e terá também o almoço Coletivo Gratuito e a Oficina de Bolha de Sabão.
Às 14h, tem apresentação musical de chorinho com Raissa Anastásia e Regional, Oficina para professores, jovens e adultos de Brinquedo com Materiais Recicláveis. À tarde segue com a apresentação do Mini Teatro Ecológico – O Aprendiz Natural, do Grupo Giramundo Teatro de Bonecos, às 16h30. A Sessão de Cinema com a mostra de curtas começa às 18h.
A mostra de cinema do festival vai exibir os filmes produzidos no Curso de Cinema “Ação!”, por 30 jovens de Antônio Dias e do distrito de Hematita. Os filmes a serem exibidos são resultado das aulas semanais teóricas e práticas na área de audiovisual, que teve início em maio.
Em agosto, o artBEM promove o curso de teatro para 40 jovens do município, com duração de quatro meses. Além do processo de criação proposto pelo curso, os participantes vão produzir uma peça teatral ao final. Também estão previstos na programação do artBEM a realização de 40 oficinas para escolas de todo o município. De maneira lúdica e criativa, as oficinas terão como temática a conscientização da preservação dos patrimônios culturais, históricos e naturais da cidade.